No dia 29 de maio é comemorado o dia do geógrafo. A Geografia descreve e explica o ambiente do homem e seus efeitos sobre o modo de vida (latitude, topografia, altitude, repartição de terras, águas, disposição dos traços do relevo). É o estudo geral do Universo, das características da Terra e dos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais decorrentes da ocupação pelo homem.
O Geógrafo pode ser Bacharel e Licenciado. O Bacharel possui habilitação para trabalhar com estudos ambientais, planejamento regional, mapeamentos e diversas outras atribuições. O Licenciado possui habilitação para lecionar Geografia. Embora sejam habilitações e atribuições profissionais distintas, a Geografia é uma só. O Bacharel em Geografia possui as atribuições definidas pela lei federal 6664 de 1979 e órgão que fiscaliza a atuação profissional no Brasil é o Confea e suas regionais Creas.
Registro
A profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86. Para exercer a profissão de geógrafo é preciso ter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Abrangência
A geografia aborda tanto as ciências físicas quanto as sociais, valendo-se de sua metodologia e de seu conteúdo, e também contribuindo para os mesmos. Pode ser subdividida em diversas outras disciplinas especializadas, como, por exemplo, a geomorfologia, que constitui o estudo científico da origem e evolução dos acidentes geográficos; a geografia populacional que estuda a dinâmica da população mundial, a climatologia que estuda os tipos climáticos da terra, entre muitas outras disciplinas que abrangem a análise do ser humano e suas ações no planeta, bem como a dinâmica do próprio planeta.
Registro aqui meus parabéns a todos os Geógrafos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário