Nosso país é tido como um país de dimensões continentais. De fato, o vasto território brasileiro é o quinto maior do mundo. Com mais de 8 milhões de Km² de extensão territorial, o Brasil é uma imensidão. Quase metade da América do Sul está em domínios brasileiros. Muito além do tamanho em si, tais dimensões conferem características que são consequências da posição geográfica do território brasileiro.
Quando da chegada da frota de naus portuguesas que aportaram na costa brasileira, os viajantes não tinham nenhuma noção da dimensão das terras que estavam por explorar. Curiosamente, o Tratado de Tordesilhas já tinha estabelecido até onde se estenderiam os domínios portugueses no Novo Mundo.Se dependesse do que estava determinado pelo Tratado de Tordesilhas, o território brasileiro seria bem menor do que é atualmente. Mas, diante do inicial desinteresse que a porção Leste da América espanhola despertou nos espanhóis, em 1750, no Tratado de Madri, ficou estabelecido que os locais que tivessem fundações portuguesas seriam incorporados ao que viria a ser o território brasileiro. E assim foi feito.A última grande alteração territorial do Brasil foi a aquisição junto a Bolívia do estado do Acre em 1903. Assinado o Tratado de Petrópolis, o Brasil praticamente não mais sofreu mudanças em seu território.
E quanto à posição geográfica do Brasil?
Com a trajetória para se ter o território brasileiro como se conhece hoje, agora pode-se concentrar nas características que a localização do Brasil no planeta Terra confere ao país. Antes de analisar tais características, as dimensões do Brasil podem ser medidas pelos pontos extremos do território brasileiros. O local mais ao Norte do território brasileiro é o Monte Caburaí, no estado de Roraima, a 5°16’20”N; ao Sul, o extremo se localiza no Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, na latitude 33° 45′ 03″S. Em linha reta, a distância entre esses dois pontos é de 4.394 Km. A Leste, a Pontas do Seixas, no estado da Paraíba, é o ponto extremo, a uma longitude de 34°47’35”; no outro extremo, a Oeste, a Serra da Contamama no estado do Acre, a 73° 59′ 32″O. A distância entre esse pontos é de 4.319 Km. Diante da pequena diferença entre as distâncias máximas no sentido Norte-Sul e Leste-Oeste, diz-se que o Brasil é um país equidistante. Diferentemente de países como a Rússia que possui extensão longitudinal bem superior a latitudinal. Para aquele país, a consequência disso é que no território russo há 9 fusos horários.
Em termos de posição no planeta Terra, onde estamos?
Primeiramente, o território está localizado quase totalmente no hemisfério Sul (em torno de 93%). No hemisfério Norte, apenas os estados do Amapá e Roraima. Mesmo assim, nem os dois estados citados estão totalmente no hemisfério setentrional. Quanto a posição longitudinal, está posicionado totalmente a Oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, trata-se de um país ocidental. O Brasil é o único país do mundo que é cortado pela Linha do Equador e por um dos trópicos, nesse caso, o de Capricórnio. É exatamente isso que faz com que haja uma variedade climática e de ecossistemas bastante grande no país. 92% do Brasil se encontra na Zona Climática Tropical ou Intertropical; os 8% restantes, estão ao Sul do Trópico de Capricórnio e estão inseridos na Zona Climática Temperada do Hemisfério Sul. Na realidade, a canção que diz “Moro num país tropical” está quase totalmente correta do ponto de vista geográfico. Só não se aplica aos três estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Paralelos que atravessam o território brasileiro.
Pontos extremos do Brasil
Pontos extremos do Brasil: Mapa do Brasil com os pontos extremos do território brasileiro em destaque.
Teste seus conhecimentos?
1 – (UFAM/AM – 2005) O Brasil tem a maioria de suas terras situadas nos hemisférios
a) Setentrional e Ocidental
b) Setentrional e Meridional
c) Oriental e Meridional
d) Ocidental e Oriental
e) Meridional e Ocidental
2 – (ACAFE/SC – 1999) Observe o mapa do Brasil e analise as afirmações abaixo.
I. O território brasileiro é atravessado pela linha do Equador, que corta dois estados e dois territórios e pela linha do Trópico de Câncer.
II. A posição geográfica do Brasil faz com que a maior parte do seu território esteja situado na zona intertropical, predominando os climas quentes, com elevadas médias térmicas e variações nos índices pluviométricos anuais.
III. O Sul do Brasil, localizado em zona temperada, apresenta climas subtropicais diferenciados pela altitude, fator responsável pelas baixas temperaturas que são registradas nas serras e planaltos, durante o inverno.
IV. Santa Catarina, pela sua localização, foi recoberta pela formação vegetal mais heterogênea do país, hoje restrita às encostas da Serra Geral e do Mar.
A alternativa, contendo todas as afirmações VERDADEIRAS, é:
a) II e III
b) II, lII e lV
c) I e ll
d) lII e lV
e) l, II e III
Nenhum comentário:
Postar um comentário