sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Hidrografia do continente europeu - Prof. POLINI

Os rios Europeus embora de pequeno tamanho, são abundantes e bem distribuídos pois recebem água dos Alpes, planalto Valdai e os Pireneus. Os rios Europeus tiveram grande valor histórico pois foram fundamentais para muitos povos e a expansão econômica do Continente.
O Rio Reno – Nasce nos Alpes no lago Constança e separa a França da Alemanha e corta importantes centros industriais, e atravessa os Países Baixos para desaguar no Mar do Norte. Possui grande importância politica estratégica e econômica, eles se junta a outras Hidrovias e meios de transporte, serve de via de escoamento para produção de carvão, cereais e produtos industrializados.
ZfAXT3n
Rio Reno
Danúbio – nasce nos Alpes Alemães e atravessa diversos países até desembocar no Mar Negro. É o segundo maior Rio da Europa tem também grande peso político na Europa pois atravessa alguns países.
budapest-center-1
Rio Danúbio, Hungria
Rio Volga – é o maior rio Europeu, que ocorre na planície da Russia e deságua no Mar Cáspio. Tem grande potencial hidrelétrico e é navegável em quase todo seu curso e sofre congelamento no inverno.
volga_6b
Rio Volga na Russia
Ródano – Nasce na Suíça, atravessa a França e deságua no Mar Mediterrâneo. É utilizado no transporte e distribuição do petróleo vindo da Argélia, na África que é desembarcado no porto Francês de Marselha.
3907250867_d685631032
Rio Ródano – Marselha
Rio Pó – Norte da Itália, atravessa a mais importante área industrial e agropecuária desse país. Aproveitado desde a época dos Romanos para a irrigação das terras.
Torino-po
Rio Pó – Itália
Rhur – atravessa toda a Alemanha, afluente do Rio Reno, grandes jazidas de carvão mineral e ferro, fonte de matérias primas para a industria de base, importante papel econômico, histórico e tecnológico na Alemanha.
rioruhr1
Rio Rhur – Portogente
Problemas Ambientais nos Rios Europeus – Os rios da Europa atravessam áreas industrializadas com isso sofre com a poluição causada por resíduos industriais e domésticos, e além dos Rios as regiões costeiras sofrem com a poluição, exemplo: Mar do Norte, Báltico e Mediterrâneo.
Rio Danúbio –  Ele recebe grandes quantidades de esgoto urbano e industrial, produtos químicos e óleo que vaza dos navios de todos os países que matam muitos peixes. O que ameniza a poluição é sua foz que possui a capacidade de reter os poluentes.
Rio Volga – Sofre com a poluição das industrias, da agricultura e dos esgotos domésticos.
Rio Ródano – É contaminado em seu curso por industrias químicas e petroquímicas e por pesticidas das atividades agropecuárias.
Rio Reno – Era um rio morto, com águas sujas e mal cheirosa, hoje este rio esta limpo pois alguns países investiram por serem banhados pelo rio e despoluíram com investimentos do governo e iniciativa privada ( França, Alemanha, Suíça, Holanda ). E deu certo, hoje pode até pescar.
Rio Sena – Corta a cidade de Paris e é um exemplo de revitalização de rios urbanos. Desde o século XX medidas de despoluição vem sendo aplicadas na cidade. A meta é que até 2015 o rio esteja despoluído
Fique por dentro !!! 
A despoluição do Rio Tâmisa – Hoje cerca de 150 espécies de animais – peixes e aves habitam as águas do rio no trecho que passa por Londres. A transformação do Tâmisa de um rio morto em um ecossistema dinâmico não tem segredos, praticamente 100% do esgoto doméstico e industrial despejado hoje no rio recebe tratamento, além de projetos de reflorestamento contribuíram  para evitar a erosão do solo próximo das margens    
download
Rio Tâmisa em Londres
” Além do dinheiro, é preciso haver interesse da população em colaborar “
1 a agua b
Anúncios

Nenhum comentário:

Postar um comentário