REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
DO ARTESANATO À MAQUINOFATURA
- As tarefas eram feitas pela mesma pessoa
- ex.: o sapateiro inventava o modelo, cortava, costurava, colava o couro e dava acabamento.
- O artesão era dono da matéria-prima e das ferramentas
- Os artesãos conheciam todas as fases da produção.
- A oficina ficava em sua própria casa.
NO SÉCULO XV ISSO MUDOU... SURGE A MANUFATURA
- As grandes navegações aumentaram a venda de produtos europeus em vários continentes.
- Negociantes começaram a reunir trabalhadores em grandes oficinas e a lhes oferecer matéria-prima e remuneração
- A oficina e as ferramentas pertenciam ao capitalista
- Surge a divisão do trabalho
SURGEM AS MÁQUINAS INDUSTRIAIS MOVIDAS A VAPOR...
- As máquinas substituem várias ferramentas
- As máquinas realizam o trabalho de várias pessoas
- As pessoas passaram a trabalhar nas fábricas com um patrão em troca de salário
- Isso se chamava : MAQUINOFATURA
POR QUE A INGLATERRA FOI PIONEIRA NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
- Possuía dinheiro acumulado da pirataria e o comércio em vários continentes
- A mão-de-obra era barata e farta
- Os cercamentos obrigaram os camponeses mudarem para as cidades
- Ricas minas de carvão e ferro
- Comércio interno
- O Puritanismo ganhou força e não condenada a usura (lucro)
- O Puritanismo pregava uma vida voltada para o trabalho e oração.
- 1688- A Revolução Gloriosa - gerou estabilidade política
AS MÁQUINAS
- As primeiras máquinas foram as de fazer tecidos de algodão
- Os tecidos ingleses eram muito procurados em vários países.
- O algodão era barato e vinha do Brasil , EUA e do Oriente
- Os capitalistas premiavam quem inventasse máquinas de fiar e tecer
- Antes as máquinas eram de madeira
- Depois surgem as máquinas a vapor q exigem material mais resistente
- Existe a necessidade de aperfeiçoar a METALURGIA
- As máquinas passam a ser feitas de ferro e utilizavam a energia a vapor
REVOLUÇÃO NOS TRANSPORTES - SÉCULO XIX
- Barco
- Locomotiva a vapor
AS MUDANÇAS SOCIOECONÔMICAS
- O Capitalismo se desenvolve
- Surgem duas novas classes sociais: burguesia industrial (donos das matéria-primas e máquinas) e operariado (trocava a força de trabalho por salário)
- Aumentou a divisão do trabalho
- Aumentou a produtividade
- O trabalhador perdeu o conhecimento do processo de produção
- Nos 100 primeiros anos a população subiu de 600 milhões para 1,2 bilhão de habitantes
- A população da Grã-Bretanha aumentou mais de 3 vezes (agricultura+alimentos+medicina)
AS FÁBRICAS PASSARAM A CONTROLAR O TEMPO DO TRABALHADOR
A PRIMEIRA VACINA (CONTRA A VARÍOLA)
O COTIDIANO NAS FÁBRICAS
- Ambiente sujo, escuro e quente
- Faltavam refeitórios e banheiros
- O ar era irrespirável principalmente nas tecelagens, por causa dos fiapos de lã
- Trabalho repetitivo
- Jornadas longas
- Crianças, homens e mulheres trabalhavam de 14 até 18 horas por dia
- Recebiam ameaças e castigos
- Eram multados por pequenas faltas - ex: estar sujos ou assobiar ou cochilar
- Mulheres e crianças a partir de 6 anos ganhavam 1/3 de um homem
Fábrica de tecidos Crespi - Brasil - Na imagem vemos os operários: homens , mulheres e crianças |
Crianças escravas |
A VIDA FORA DAS FÁBRICAS NO SÉCULO XIX
- Os operários moravam em casas de um cômodo
- O banheiro ficava do lado de fora e era usado por várias famílias
- Ruas sem calçamento e sem esgoto
- A água não era tratada e gerava doenças. ex: tuberculose e cólera
- Os donos das fábricas tinham uma vida luxuosa e confortável
- Essa realidade se espalhou por vários países industrializados . ex: Bélgica, França, EUA...
- Muitas cidades surgiram em torno das fábricas
- As cidades eram carentes de transporte, iluminação e serviços sanitários
A LUTA DOS TRABALHADORES
- Os operários reagiam as péssimas condições de trabalho
- Surge o LUDISMO
- Culpavam as máquinas pela queda do salário e falta de emprego
- Invadiam as fábricas e destruíram as máquinas
- 1813 - O governo inglês chegou a enforcar 13 líderes ludistas
- Surgem greves e passeatas exigindo redução da jornada de trabalho e o fim dos castigos físicos nas fábricas e aumento salarial
- Dessa forma surgem os sindicatos
- 1838 - surge a CARTA AO POVO - documento que exigia o voto universal, para que os representantes dos trabalhadores pudessem votar e ser eleitos para o Parlamento
- Depois de décadas, foram instituídas leis trabalhistas
CONQUISTAS DOS OPERÁRIOS INGLESES -
SÉC. XIX e início SÉC. XX
- 1833- trabalho de crianças de 10 a 13 anos a 48 h semanais
- Crianças de 13 a 18 anos - 69 horas semanais
- 1842- proibiu trabalho infantil e feminino nas minas
- 1846- Retirou impostos de cereais - ex.: trigo
- 1847- Jornada de trabalho de 10 horas por dia
- 1878 - limitou o trabalho feminino a 56 h e meia semanais nas fábricas de algodão e a 6 h nas outras fábricas
- 1919- Jornada de 8 h diárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário