terça-feira, 23 de setembro de 2014

A Regionalização Mundial do espaço – Geografia Enem


Regionalizar nada mais é do que dividir os países de acordo com algum critério: ricos, ou pobres, subdesenvolvidos ou desenvolvidos, nível social, línguas, culturas, posição geográfica, etc.

Assim, se levarmos o critério socioeconômico podemos dividir o mundo em dois grandes grupos: Países desenvolvidos e Países subdesenvolvidos.

Sendo assim estudaremos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que como o próprio nome propõe, é um índice de requisitos básicos para alavancar e desenvolver a população de um determinado lugar/região.


Figura 1- Países do Norte e do Sul, divisão socioeconômica.

O mapa acima mostra a divisão regional em países ricos (acima da linha vermelha) e pobres (abaixo da linha). Isso acontece porque como podemos observar geograficamente os países ditos “ricos” estão acima, e os ditos “pobres” abaixo. Portanto a denominação: países do norte e países do sul também estão corretas.

Mas e o IDH? Vamos entender o que é?

O Índice de Desenvolvimento Humano- É através desse índice que podemos conhecer e entender mais a fundo como uma país se comporta, qual o nível da população em termos de qualidade de vida, taxas de natalidade, mortalidade, renda per capita e taxas de analfabetismo, expectativa de vida, poder de compra, acesso a saúde, entre outros.

Devido a esses índices temos um mundo bastante desigual, nem todos os países apresentam taxas com elevados índices, há uma grande disparidade entre ricos e pobres. Hoje, existem no mundo pessoas que vivem com menos de US$ 1 por dia. Portanto investimentos, garantia de políticas públicas e sociais deveriam ser promovida nesses países que mais necessitam, ao menos para garantir as populações seus direitos humanos.

Antigamente, achava-se que o desenvolvimento estava relacionado somente ao crescimento econômico de um país. E hoje sabemos que era uma ideia equivocada, pois o desenvolvimento da população de um país não está trelado somente aos rendimentos.

Veja um exemplo que realça a importância das políticas públicas: Bolívia possui um PIB em torno de US$ 2500, porém seu IDH apresenta índices altos. Já a Índia, apresenta um PIB maior que o da Bolívia, e seu IDH é muito mais inferior. Ou seja, isso denota a que poder de compra não está associado a desenvolvimento humano, é importante porém se faltam políticas públicas é difícil sustentar o progresso relacionado ao desenvolvimento humano.


Figura 2- População na Índia e Bolívia respectivamente.

Agora analise como está o IDH do Brasil em relação aos demais países no mundo:


Figura 3 - IDH –Ranking mundial

Teste seus conhecimentos. Vamos ler questão abaixo e responder as alternativas que falam sobre o IDH. É com você! Bons estudos!

(UEL/2003 – Geografia) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.

I. Trata-se de um índice criado para classificar países e pode ser obtido para cada região brasileira a partir de dados sobre saúde, educação e poder de consumo.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se de um índice que oculta à qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Resposta correta letra E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário