terça-feira, 23 de setembro de 2014

O Espaço Urbano brasileiro – Geografia Enem


A paisagem urbana brasileira foi e ainda é muito alterada pelo ser humano. Nela predominam os mais diversos grupos sociais, se misturando com elementos culturais e naturais. Segundo o geógrafo Milton Santos: “A paisagem urbana não é imutável ou constante. Por um lado alguns dos seus elementos não mudam drasticamente, que possam ser notados no cotidiano, mas por outro, a evolução diária da sociedade influenciam diretamente na sua conformação”.

Pequenas aldeias formaram pequenas vilas, que mais tarde constituíram-se em grandes cidades. O homem, utilizando-se de recursos da natureza foi construindo casas, pontes, estradas, fábricas, etc, alterando as paisagens existentes.

Meio Urbano

Como sabemos, o meio urbano é diferente do rural. Temos vários aspectos a se considerar: crescimento desordenado, ritmo de vida das pessoas é mais frenético, grande quantidade de indústrias, fábricas, poluição, moradias verticalizadas, falta de planejamento, criminalidade, avenidas, estabelecimentos comerciais, etc.

As indústrias e o comércio.

Sabemos que as atividades econômicas no espaço rural são baseadas na agricultura, pecuária e extrativismo. No meio urbano, temos como destaque a indústria e o comércio. Em grandes cidades há um número considerável de indústrias e pessoas que são atraídas para trabalharem nesse setor. Devido a isso, o movimento de pessoas e cargas é intenso.


Figura 1: Fábricas instaladas em bairros populosos absorvendo mão-de-obra da região.

O comércio.

O setor terciário, o comércio e a prestação de serviços em geral também estão presentes no meio urbano. Esse setor é responsável pela circulação de milhares de pessoas nas áreas urbanas de todo o país. Alguns locais se destacam, pois concentram muitas lojas e comércios variados e essa movimentação altera a paisagem. O urbano traz a modernização, a tecnologia, mas também os problemas com mobilidade urbana.


Figuras 2 e 3 – Intenso tráfego de carros e movimento de pessoas na cidade.

Problemas Urbanos

Vários são os problemas que assolam o meio urbano nas maiores cidades brasileiras. Pessoas migram dos campos para as cidades em busca de melhores condições de vida e enfrentam falta de moradia, desemprego, vão habitar áreas desfavorecidas como as favelas, geralmente enfrentam falta de coleta de lixo, redes de esgoto, consequentemente convivem com a iminência de adquirir doenças como malária e diarreia.

O transporte urbano é um problema sério nas grandes cidades, famílias tem um carro para cada pessoa, e todas saem em seus carros para o trabalho ou realizar suas tarefas, isso gera um congestionamento, além da poluição, e problemas nas ruas e asfaltos devido a grande circulação de veículos diariamente. Outro problema agravante é o lixo gerado nas áreas urbanas, e as ilhas de calor, provenientes da falta de vegetação que já foi alterada pela ação antrópica.


Agora é a sua vez! Faça o exercício abaixo e confira como anda os seus conhecimentos!

(FGV-SP – Geografia) Observe a imagem, que apresenta um fato comum encontrado em grande parte das médias e grandes cidades brasileiras na década de 1990.



Decorridos mais de 10 anos entre o momento da foto e os dias atuais, pode-se afirmar que o planejamento urbano, no Brasil, é:

a) uma realidade evidente que, de certo modo, consegue reduzir o apartheid urbano.
b) considerado renovador porque está sempre transformando as áreas centrais das cidades.
c) incipiente porque não consegue corrigir as distorções criadas pelo crescimento desordenado.
d) resultado do amadurecimento e mobilização da sociedade que reivindica melhorias na infraestrutura.
e) responsável por um rígido controle do crescimento urbano, via fiscalização do Estado.

Resposta correta letra C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário