terça-feira, 23 de setembro de 2014

Deriva Continental – Aula de Geografia para o Enem

“A Dança dos Continentes” como é conhecida esta teoria, nada mais é do que o movimento dos continentes. Sabemos que os continentes que compõem a superfície terrestre começaram a se formar a milhares de anos. Eventos foram acontecendo em nosso planeta. Esses movimentos são chamados de Deriva Continental. Mas afinal o que é deriva? Deriva: segundo os dicionários essa palavra significa sem rumo certo, desvio de rota de navio. Enfim, ela foi utilizada para compor a expressão Deriva Continental pelo cientista Alfred Wegener. Mas afinal quem foi Alfred Wegener? Wegener foi um meteorologista e cientista alemão, que inquieto com esses questionamentos passou a estudar a geologia de nosso planeta. Em 1915, publicou o livro “A origem dos Continentes e Oceanos”. Essa teoria foi difícil de compreender, pois Wegener acreditava que os continentes estariam “flutuando” sobre uma massa pastosa e quente do interior do planeta. Wegener foi desacreditado e ignorado pela comunidade cientifica. Assim sua teoria foi esquecida por muitos anos.
Geografia  Figura 1 – Alfred Wegener (meteorologista, cientista alemão) 1880-1930.
Evidências da Deriva Continental. Para comprovar sua teoria, Alfred Wegener se apoiou em algumas evidências que comprovava que um dia os continentes já foram unidos, portanto estão se movimentando, e afastando-se uns dos outros. As principais evidências são:
O encaixe do litoral da África No contorno do litoral da América; (Evidência Morfológica)
A existência de fósseis de animais nos dois continentes (África e América); (Evidência Paleontológica).
A ocorrência dos mesmos tipos de plantas e fósseis das mesmas, nos dois continentes; (Evidência Paleoclimática)
E a formação geológica e os tipos de rochas semelhantes também nesses dois continentes. (Evidência Litológica)

Figura 2- Representação da movimentação dos continentes: Deriva Continental.
 Essa teoria foi difícil de entender afinal, na época não tinha como analisar precisamente os dados, e os mapas também não eram tão fiéis quanto hoje. Afinal havia um questionamento que Wegener não sabia responder; que força movia esses continentes? O que seria capaz de fazer com que os continentes flutuassem e se movimentassem a ponto de se afastarem tanto como é o caso da África e América?
Afinal, se não fosse a ousadia e curiosidade desse meteorologista, será que alguém pararia para pensar que os continentes tinham uma ligação? Suas evidências foram resultado de muita investigação e estudos. Ao examinar essas evidências chegou à conclusão que todos os continentes já foram um só: a Pangéia. Geografia Figura 3 – Fósseis encontrados no estudo de Wegener. 
Responda a questão abaixo e teste seus conhecimentos!
 A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912. Segundo este autor a Terra teria sido formada inicialmente por um único e enorme supercontinente que foi se fragmentando e se deslocando continuamente desde o período Mesozoico, como se fosse uma espécie de nata flutuando sobre um magma semilíquido e passeando em diferentes direções. Assinale a alternativa que contém o nome com o qual foi batizado este supercontinente inicial.
 a) Gaia b) Placas Tectônicas c) Folhelhos de Wegener d) Riftis e) Pangeia 
Resposta correta letra E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário