O resumo dos acontecimentos do nosso planeta pode ser sintetizado pelo estudo das eras, períodos e o tempo geológico. Sabemos que esses eventos levaram milhares de anos para se concretizar. Um dos eventos mais estudados é o fato de os continentes se movimentarem. Já estudamos aqui no blog a teoria da Deriva Continental, a qual nos mostrava que os continentes já foram um só, e estão, portanto se movimentando. Quem elaborou essa teoria foi o meteorologista Alfred Wegener, mas o que Wegener não sabia, era:
Que forças eram capazes de movimentar esses continentes?
Wegener encontrou algumas evidências que comprovaram sua teoria, mesmo assim sua teoria foi combatida e esquecida. No final da década de 1950, sua teoria foi finalmente aceita e estudada. Assim com a evolução nas pesquisas a teoria foi finalmente aceita a partir do final da década de 1950, onde ela foi modificada. Passando a ser chamada de:
Teoria das Placas Tectônicas
Figura 1- Placas Tectônicas.
Wegener foi muito astuto e promissor em sua pesquisa mas ele não conseguia responder a principal pergunta, que era como esses continentes se movimentavam? Que forças estavam por trás disso?
Hoje, sabemos que quem realiza esses movimentos são as placas tectônicas, que são feitos não só pelos continentes, mas também pelo fundo dos oceanos. Essas placas se movimentam lentamente sobre o manto, afastando-se ou aproximando-se. A litosfera ou crosta terrestre é a parte mais externa, e fica acima do manto, parte mais viscosa que se encontra superaquecida e faz com que a crosta se desloque.
Como comprovar esses movimentos?
Esses movimentos são comprovados por técnicas e estudos e a utilização de satélites que com o auxílio de raio laser são capazes de identificar e medir o deslocamento das placas tectônicas e o movimento dos continentes.
Figura 2 - Imagem de satélite orbitando a Terra.
Temos nomeadas hoje as seguintes placas tectônicas: Placa Norte- americana; Placa do Pacífico, Placa do Caribe, Placa Sul americana, Placa de Nazca, Placa Africana, Placa Euroasiática, Placa da Arábia, Placa Antártica e Placa Indoaustraliana.
Os movimentos que as placas tectônicas realizam são quase imperceptíveis. O calor do manto movimenta as chamadas correntes de convecção. Eles são classificados em:
Movimentos convergentes: quando se encontram, chocam umas contra as outras.
Movimentos divergentes: quando se afastam.
Desses movimentos resultam fenômenos na natureza como surgimento de cadeias de montanhas, falhas e dobramentos na superfície terrestre e ainda atividades vulcânicas.
Questão de Geografia (PUC – MG) A teoria da Tectônica de Placas explica como a dinâmica interna da Terra é responsável pela estrutura da litosfera, sendo INCORRETO afirmar:
(A) A litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre; é segmentada em placas que flutuam em várias direções sobre o manto.
(B) O movimento das placas pode ser convergente ou divergente, aproximando-as ou afastando-as, ou ainda deslizando-as uma em relação à outra.
(C) A tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.
(D) As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.
Resposta correta letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário