terça-feira, 23 de setembro de 2014

Xenofobia e Racismo na Europa – Geografia Enem


Xenofobia – trata-se de uma aversão ao estrangeiro que vem habitar aquele país. Isso é muito comum no mundo inteiro, mas principalmente na Europa. Mas vamos entender porque a xenofobia é um problema dos países desenvolvidos?

Nas últimas décadas um grande número de fluxos migratórios, “invadiram” os principais países europeus. Esses fluxos provenientes principalmente da África e América Latina se direcionaram a tais países em busca de mercado de trabalho e melhores condições de vida.
Xenofobia e Racismo na Europa - Geografia Enem
Figura 1- Pessoas protestam em frente à agência de imigração na Alemanha contra o endurecimento das políticas de migração na Europa. 
De fato o que acontece é que essa mão-de-obra supre as necessidades do mercado europeu, principalmente naquelas atividades em que se exige menor qualificação profissional e, consequentemente os europeus não se sujeitam a atuar. Essas atividades estão relacionadas às áreas da construção civil, serviços de babás, em hotéis, bares e restaurantes, fábricas e ainda trabalhos rurais.

Para essas pessoas, apesar de representar uma “melhora de vida”, elas muitas vezes trabalham sem registro algum, em locais insalubres, e se sujeitam a receber remunerações abaixo do que o mercado oferece.
Xenofobia e Racismo na Europa - Geografia Enem
Figura 2
- Charge representando a xenofobia na Europa.
A questão xenofóbica e o racismo estão, sobretudo relacionadas ao crescimento de estrangeiros vindos de outros lugares. Vemos diariamente nas manchetes de jornais, notícias que demonstram o repúdio dos europeus aos imigrantes. Várias transformações econômicas ocorreram na Europa a partir da década de 80, aliadas ao processo de globalização, ocasionando uma série de demissões. Países considerados excelentes como a Alemanha, França e Itália entraram em crise e o desemprego caiu em média de 12%, taxa considerada elevada para tais países. Assim, autoridades, políticos, e sindicatos associaram isso ao grande número de imigrantes no país.

Com isso, surgiram grupos xenofóbicos que realizam movimentos e se apoiam em doutrinas racistas. Tais grupos repudiam os imigrantes e exige do governo uma medida para repatriar essas pessoas. Devido a essa situação, os governos têm adotado medidas mais severas na política de entrada de estrangeiros. A restrição tem sido feita de modo veemente e isso estimula a entrada ilegal dessas pessoas. A cada ano aumenta a entrada de imigrantes clandestinos, e o tráfico de trabalhadores que enfrentam ainda mais dificuldades em encontrar emprego e se estabelecer no país.

Atenção à questão proposta. Responda e verifique como anda seus conhecimentos!

(FATEC) “Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Suíça”.

(MOREIRA, Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 37. Adaptado.)

Sobre o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de conflitos:

a) civis e militares relacionados às formas históricas de exploração dos países do chamado Terceiro Mundo.
b) ligados ao nacionalismo, ao racismo e à xenofobia, no contexto globalizado das grandes migrações internacionais.
c) entre imigrantes das diversas nacionalidades que invadem a Europa, atualmente, na disputa por empregos e por melhores condições de vida.
d) culturais principalmente causados pelo conflito armado entre países católicos e protestantes, mas também, sobretudo, conflitos contra países islâmicos.
e) étnicos e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.

Resposta correta letra B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário