Nosso planeta possui em seu interior uma série de questionamentos pouco estudados ainda, isso intriga os cientistas, pois afinal qual a sua composição? Textura? Temperatura? Enfim, os profissionais capacitados para tal estudo e tentar desvendar esses questionamentos são os geólogos. Não se trata de uma tarefa simples, pois o interior da Terra foi muito pouco explorado até hoje.
A falta ou escassez de informações se deve as altíssimas temperaturas encontradas quando se começa alguma perfuração. Tais perfurações são prejudicadas, pois ainda não existem materiais capazes de resistir às temperaturas no interior do planeta. Essas temperaturas podem chegar a 6.000 mil graus Celsius.
Figura 1- Planeta Terra visto do espaço. Fonte da imagem: Reprodução/Hypescience.
A figura acima retrata uma imagem de satélite do nosso planeta, mas e por dentro como ela seria? Se fizéssemos um recorte? Acompanhe a figura abaixo:
O interior do nosso planeta é composto da seguinte maneira:
Crosta Terrestre, Manto, Núcleo externo (líquido) e Núcleo interno (sólido).
Figura 2- Os pesquisadores já sabiam que a Terra era dividida em quatro camadas: crosta, manto, núcleo líquido e núcleo sólido. Agora, eles conseguiram estimar a temperatura de cada uma delas (Thinkstock/VEJA). Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/temperatura-no-centro-da-terra-chega-a-6-000-graus-celsius
Crosta Terrestre
É a camada externa do planeta. Onde pisamos e fazemos nossas atividades e construímos e modificamos o espaço geográfico. Ela tem uma espessura que varia de 25 a90 quilômetros aproximadamente. Formado por rochas e minerais.
Manto
É a camada intermediária, com 2.900 quilômetros de rochas derretidas, com pressão e altíssimas temperaturas. O material denso e pastoso no manto é chamado de magma. Quando esse magma sobe até a superfície através da erupção de um vulcão esse magma denomina-se lava.
Núcleo externo
Formado por ferro e níquel, está aproximadamente 2.250 quilômetros. É nele que encontramos o campo magnético que nos protege da radiação solar.
Núcleo interno
É o centro da Terra. Composto de ferro e níquel, sua espessura é de aproximadamente 3.470 quilômetros.
Esse documentário explicativo traz todas as informações do interior do planeta. Não deixe de conferir!
https://www.youtube.com/watch?v=8QJJ1RYALiU
É incrível! Mas, é do nosso planeta que vem todos os minerais que precisamos. Vulcões são sinônimos de fertilidade e riqueza, deixam nossos solos férteis a partir do material rico em nutrientes. Temos fenômenos que moldam a terra, vulcanismos, surgimento de cadeias de montanhas, terremotos, etc. as paisagens se modificam, moldando o relevo terrestre.
Responda a questão abaixo e teste seus conhecimentos!
(UTFPR) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na sequência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.
(A) I – Núcleo interno, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Crosta.
(B) I – Núcleo externo, II – Núcleo interno, III – Manto e IV – Crosta.
(C) I – Crosta, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Núcleo interno.
(D) I – Núcleo interno, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Crosta.
(E) I – Crosta, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.
Resposta correta letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário