As Cruzadas foram expedições militares religiosas promovidas pela Igreja católica entre o final do século XI (primeira Cruzada) até o século XIII (oitava Cruzada). O objetivo religioso era libertar Jerusalém, na Palestina (chamada Terra Santa), que se encontrava em poder dos muçulmanos (considerados infiéis pelos cristãos). E em troca. os cruzados receberiam da Igreja Católica o perdão pelos seus pecados e a vida eterna no céu.
As Cruzadas foram formadas por uma multidão heterogênea de homens, mulheres e até mesmo crianças. Essas expedições levavam enormes bandeiras com uma cruz vermelha ao centro e seus participantes costuravam uma cruz de tecido sobre a roupa como sinal de voto prestado. Surgiu daí o nome “Cruzada”, que passou a ser usado apenas no século XIII com o declínio do movimento.
Você sabia que a partir do século XI a sociedade medieval começou a sofrer profundas transformações que contribuíram para a efetivação do movimento cruzadista?
Fim das invasões bárbaras e estabilidade européia;
Aumento da produção de alimentos e da população.
Este rápido aumento da população fez com que a produção de alimentos não fosse suficiente para alimentar o número crescente de pessoas. Muitos servos foram expulsos dos feudos senhoriais, tornando-se uma massa de miseráveis. Alem disso, muitos nobres não herdavam o feudo uma vez que só o primogênito tinha direito sobre a posse da terra. Este excedente populacional foi utilizado na campanha das Cruzadas!
Em 1095 o papa Urbano II convocou os fiéis a participarem das Cruzadas. Milhares de pessoas atenderam o chamado do papa. Mas será que todos estavam imbuídos de sentimento religioso? Fique atento, havia vários interesses em jogo!
Os nobres aderiram às Cruzadas em busca de riquezas e terras no Oriente;
Os servos viam nas Cruzadas uma oportunidade de melhorar suas condições de vida, rompendo com os laços de servidão que os prendiam aos senhores feudais;
Os mercadores, principalmente os das cidades de Gênova e Veneza, que se interessavam em retomar o comércio com a Ásia Menor pelo mar Mediterrâneo.
Das oito cruzadas nenhuma conseguiu atingir seu objetivo principal. Apesar disso, as Cruzadas contribuíram para acelerar o processo de transformações na sociedade medieval. Vamos ver quais foram elas? Confira na lista:
Aumento do comércio entre o Oriente e o Ocidente;
Recuperação da importância do Mar Mediterrâneo;
Enriquecimento dos comerciantes italianos de Gênova, Veneza, Pisa e Nápoles;
Entrada de grande quantidade de produtos orientais no Ocidente (canela, pimenta, cravo, perfumes etc.);
Introdução de novas técnicas comerciais, agrícolas e industriais;
Contato cultural entre o Ocidente e o Oriente;
Renascimento das cidades, surgimento da burguesia e das trocas monetárias;
Enfraquecimento do sistema feudal.
Exercício: Agora chegou a sua vez! Responda a esta questão do Enem!
(UNIFOR/CE) Leia atentamente o trecho a seguir.
Deixai os que outrora estavam acostumados a se baterem, impiedosamente, contra os fiéis, em guerras particulares, lutarem contra os infiéis (…) Deixai os que aqui foram ladrões tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se baterem contra seus irmãos e parentes, lutarem agora contra os bárbaros, como devem. Deixai os que outrora foram mercenários, a baixos salários, receberem agora a recompensa eterna. (…) Papa Urbano II, em Clermont, França, em 1095. In.: Leo Huberman. História da riqueza do homem. Trad. São Paulo: Zahar, 1984. p. 28.
O Papa Urbano II, no Concílio de Clermont, convocou os cristãos a retornarem à Terra Santa, ocupada pelos muçulmanos, dando origem:
( ) A- às expedições militares motivadas exclusivamente pelo sentimento religioso de retomar as terras da cristandade aos infiéis;
( ) B- ao movimento da cristandade em direção ao Oriente unicamente para estabelecer relações comerciais com os muçulmanos;
( ) C- às expedições religiosas da Igreja Bizantina para manter contato mais próximo com os muçulmanos, importantes para o controle da região;
( ) D- às expedições cristãs empreendidas contra os muçulmanos, motivadas pelo fervor religioso, conquistas territoriais e interesses econômicos;
( ) E- às expedições cristãs organizadas pela Igreja com o intuito de conquistar terras e fortuna para a nobreza do Império Bizantino.
Resposta: a resposta correta é a letra “d”.
Com o objetivo de combater os infiéis e convertê-los ao cristianismo o Papa Urbano II iniciou as Cruzadas (campanhas militares).
A essas tentativas de recuperação e expansão dos domínios católicos nobres se dirigiam ao Oriente com o intuito de conseguir terras e riquezas, mercadores italianos queriam ampliar suas atividades comerciais retomando o comércio com o Oriente e os servos estavam interessados em melhorar suas condições de vida, rompendo com os laços de servidão que os prendiam aos senhores feudais.
Portanto, as Cruzadas foram motivadas não apenas pelo fervor religioso, mas também por interesses econômicos e conquistas territoriais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário